Qual é a função de um eletricista? Confira Aqui

Qual é a função de um eletricista? Confira Aqui

Qual a função de um eletricista? Praticamente todo mundo já ouviu falar de algum profissional da elétrica. Pode ser um parente que trabalha no ramo, ou mesmo alguém que de vez em quando aparece para resolver os problemas da casa.

Mas também é bastante comum encontrar pessoas que tenham a capacidade de realizar muitas coisas que você não tem nem ideia. E provavelmente estes profissionais que você já conhece atuam em outros pontos semelhantes.

Hoje gostaria de proporcionar um tour para você conhecer tudo o que um eletricista faz em seu dia a dia. Vamos conferir?

Qual é a função de um eletricista? Confira Aqui

Primeiramente é importante dizer que toda área da tecnologia, mesmo aquela tecnologia que já está estabelecida há séculos, costuma sofrer mudanças constantes. Então é importante estar atento a fatores relevantes.

Então esta lista seria um resumo de tudo o que temos como mais comum para um eletricista fazer até o dia de hoje. Podem haver vários casos diferentes no dia a dia. Principalmente por conta das alterações que estão acontecendo no mercado.

Para se ter uma ideia, existem projetos de trabalhos que buscam entregar eletricidade através de meios sem fios. Ainda é uma realidade distante, mas os eletricistas do futuro terão que aprender a trabalhar com isso.

Então minha recomendação é que você utilize este material somente para ter uma ideia básica do assunto.

1 – Instalações elétricas

Talvez você não saiba, mas a maioria dos trabalhos dos eletricistas profissionais na verdade gira em torno das instalações elétricas. Imagine só, toda casa que está sendo construída precisa receber uma distribuição de eletricidade, fiação, quadro, tomadas, bocais, interruptores…

São várias as opções que podemos listar. E sem dúvida nenhuma a maioria delas está voltada ao ambiente residencial. É comum que a maioria dos eletricistas realmente consiga utilizar suas habilidades em casas, pois há um número maior delas sendo construídas através do tempo.

Entretanto não podemos negar que existe um grande mercado envolvendo as indústrias. As indústrias precisam de instalações elétricas ainda mais robustas e seguras. O que infelizmente torna o trabalho mais complexo.

Mas o especialista que trabalha na área, e foi devidamente instruído através de cursos especializado, principalmente o NR10, consegue um mercado de trabalho com ótima remuneração.

Os eletricistas industriais acabam sendo os mais bem pagos da categoria. Isto é realmente um diferencial quando se comparam com outras opções do ramo.

Ainda no campo das instalações elétricas é possível que um eletricista se veja envolvido na instalação de vários equipamentos elétricos. Por exemplo os interfones, portões automáticos, sistemas de vigilância e semelhantes. 

2 – Reparos e manutenção em geral

Aqui está a segunda categoria onde a maioria dos eletricistas são encaixados pelo público em geral. Quando chamamos um eletricistas para nossas casas provavelmente é por conta da sua habilidade de reparar algo que quebrou,

E realmente, reparos na área da elétrica devem ser preferencialmente feitos por quem entende do que está fazendo.

Qual é a função de um eletricista? Consertar seus problemas elétricos em casa sem sofrer um acidente trágico.

Acredite você ou não, mas algumas situações de acidentes com eletricidade podem facilmente sair do controle. Sendo assim, o melhor a ser feito é realmente não fazer algo que você não tem conhecimento.

Por isso, sempre é importante chamar um profissional da área.

As manutenções aplicadas no sistema elétrico de uma casa são bastante variadas. Primeiramente você irá encontrar uma gama de manutenções totalmente voltadas para fazer com que algo volte a funcionar. Neste caso podemos também chamar esta operação de um reparo. Pois não funcionava mais e voltou ao pleno uso.

As manutenções preventivas, porém, são bem mais interessantes. Pois nela o eletricista detecta possíveis situações que gerem problemas futuros. E então faz a manutenção enquanto ela ainda é simples e barata.

Bem melhor trocar uma parte da fiação da sua cozinha do que perder o motor da sua geladeira, por exemplo.

3 – Conserto de aparelhos elétricos

O eletricista também pode atuar na manutenção de vários tipos de aparelhos elétricos. Isto porque a eletricidade costuma se comportar da mesma maneira sempre. Seguindo leis básicas e muitas vezes até simples.

Alguns aparelhos acabam sendo bastante simples em seu funcionamento, o que faz com que um conhecimento básico de eletricidade seja mais do que o suficiente para fazer algum reparo.

Já outros têm uma série de técnicas para se fazer o conserto. Neste caso as empresas que fazem o produto costumam compartilhar esquemas deste tipo de produto. E assim, as pessoas envolvidas conseguem fazer sua parte para agir como os reparadores.

eletricista-instalando-fiacao

Como me tornar um eletricista?

O melhor jeito de aprender a profissão e começar a atuar é através de um bom curso eletricista Fortaleza. É claro, uma pesquisa detalhada será requisitada para escolher um curso que tenha um bom conteúdo e qualidade.

Mas muitas vezes pode ser interessante apostar em um curso que também traga horizontes mais largos. Como por exemplo é o caso de um curso de eletricista instalador, residencial, predial ou industrial.

No mais é isso, espero que estas orientações tenham sido úteis para te guiar. Qualquer dúvida é só entrar em contato que teremos prazer de te ajudar.

Até a nossa próxima dica!