Tensão lombar – o que fazer a fim de prevenir

Tensão lombar – o que fazer a fim de prevenir

A dor nas costas é um fato da vida. Quase todas as pessoas vão sofrer desse incômodo, mais cedo ou mais tarde. Uma das principais razões de dor nas costas, seja dor profunda ou dor permanente, é a tensão lombar.

O que é lombalgia?

Uma série de músculos e ligamentos nas costas conservam a constituição óssea da coluna vertebral no lugar. Você é capaz de fadigar estes músculos alongando muito, a ponto de acarretar pequenos rasgos no tecido. Os músculos ficam debilitados, por conseguinte, eles não podem realizar a função de manter a constituição óssea da coluna vertebral acertadamente no lugar. A coluna encontra-se menos estável, causando lombalgia. E como os nervos da medula espinhal se prolongam por todo o corpo, a dor pode se dar em lugares diferentes.

O que ocasiona a tensão lombar?

 

tensao-lombar-o-que-fazer-a-fim-de-prevenirExcessivo estímulo corporal.
Tombo.
Encurvar ou agachar constantemente.
Alçar móveis pesados se você não estiver bem fisicamente.
A lombalgia ainda é capaz de ser ocasionada por estresse emocional, postura indevida, obesidade, ou por continuar assentado na mesma posição por longos períodos de tempo. Até uma tosse severa é capaz de gerar lombalgia.
Tenha em mente que a lombalgia não pode ser responsabilizada por toda a dor lombar. Existem diversas outras causas, como hérnia de disco, fraturas, nervos comprimidos, artrite, contaminações e abscessos.

Sintomas da tensão lombar

tensao-lombar-o-que-fazer-a-fim-de-prevenir Dor e inflexibilidade nas costas.
Dor nos quadris e nas pernas, às vezes na parte posterior da coxa.
Dores que pioram ao curvar ou esticar o corpo, tossir ou espirrar.
Visto que alguns sinais de tensão lombar são iguais aos de doenças mais sérias, é fundamental que o episódio seja analisado por um especialista.
Para diagnosticar a tensão lombar, o seu médico lhe dará um exame completo. Você ainda é capaz de carecer de raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Estes testes adicionais podem ser precisos caso sua dor não desapareça por conta própria ou com tratamento conservador.

Qual é o tratamento para a lombalgia?

A lombalgia é capaz de ser uma contusão bem doída e angustiante. Mas a excelente notícia é que a maior parte destes casos se cura por conta própria, dado o devido tempo. Para acelerar a cura, você deve:
Colocar gelo nas costas para minimizar a dor e o inchaço, logo que se machucar. Fazer isto ao longo de vinte a trinta minutos a cada 3 a 4 horas por 2-3 dias. Você inclusive pode colocar gelo nas costas após a prática física.
Aplique calor nas costas – contudo apenas após 2-3 dias do uso do gelo. Utilize calor nas suas costas apenas a partir do inchaço inicial ter desaparecido. Você pode usar uma bolsa térmica ou, meramente, tomar um banho quente.
Tome analgésicos ou outras drogas, caso seja sugerido pelo seu doutor. Os anti-inflamatórios não esteroides vão ajudar com a lombalgia e o inchaço. Apesar disso, esses remédios são capazes de ter efeitos colaterais. Eles têm que ser utilizados eventualmente, a não ser que seu médico diga o contrário. Os analgésicos e os relaxantes musculares prescritos, muitas vezes, são precisos.
Se o seu médico propor, faça fisioterapia para aumentar a força da musculatura das costas. Não fique na cama ou poltrona toda hora. Isso irá piorar a dor lombar.
Não importa o que as pessoas lhe digam, o repouso na cama não funciona. As pessoas costumavam dizer que o apropriado tratamento para a lombalgia era deitar de costas até melhorar. Entretanto apontamentos mostram que isso não auxilia.

Qual a estimativa para a lombalgia melhorar?

O tempo de restabelecimento depende da gravidade da lombalgia. Episódios leves são capazes de ser solucionados em poucos dias, todavia é capaz de demorar semanas em situações mais graves.

Como precaver a lombalgia?

Uma vez que a dor nas costas sumiu, seu médico, provavelmente, irá sugerir que você comece uma rotina de exercícios regulares. Isto irá aumentar a força na musculatura das costas e irá deixar esses músculos mais móveis. Isto irá reduzir as probabilidades de você ter nova tensão lombar no futuro. O médico irá poder indicar exercícios de baixo impacto como nadar ou utilizar uma bicicleta ergométrica.
Não tente voltar ao seu nível anterior de prática física até:
Você ser capaz de se locomover facilmente – com flexibilidade – como antes da lesão
Você não sentir dores na ocasião em que se curvar, torcer, andar, correr e saltar.
Se você começar a se exercitar antes que sua tensão lombar seja tratada, você pode acabar com dor nas costas crônica e contusão permanente.

Aqui estão muitas sugestões para auxiliar na prevenção da lombalgia:

Caso você sinta dor nas costas ao longo da exercitação física, não continue.
Se você sentir dor nas costas um dia de intensificação do seu treino, espere poucos dias para trocar a ficha.
Exercite e alongue a musculatura das costas diariamente.
Evite adormecer de bruços. Durma de costas ou de lado e ponha uma almofada entre as pernas.
Ao pegar alguma coisa pesada, dobre os joelhos, não na cintura.
Perca peso se você tiver com excesso de peso.
Adote uma boa postura. Sente-se em cadeiras retas, com as costas contra as costas do assento.