Opções para largar o vício de fumar

Opções para largar o vício de fumar

Todos os anos, milhares de indivíduos garantem largar o vício do tabagismo. Todavia, se eles buscaram tentar e fraquejaram com os métodos tradicionais de pôr fim ao vício do fumo – seja com o uso de gomas de nicotina, aconselhamento ou alteração dos hábitos – eles em geral olham para fora do convencional, com expectativa de que a medicina alternativa possa afinal liberá-los de uma vida estabelecida pelo tabaquismo.
Todavia os fumadores e os especialistas de saúde concordam que o desafio de parar é enorme. Peritos afirmam que quando se trata de parar com o fumo, não existe uma solução mágica. E enquanto várias abordagens alternativas estão disponíveis – desde a acupuntura, passando pela imagem guiada até a auto-hipnose – elas, com certeza, não são solução, e para cada fumante que ajudam, são capazes de deixar outro desiludido.

Largar o cigarro não é fácil

alternativa-deixar-cigarro A maior parte dos especialistas consente que, apesar de quão intensa seja a sua intenção de deixar de fumar, existem várias forças poderosas que planejam contra você. Certamente, nenhuma técnica de colocar fim ao desejo de fumar opera para todo mundo, e a proporção de erros consegue ser desestimulante. A maioria dos indivíduos larga o vício no mínimo três vezes antes de, por fim, achar uma forma de parar definitivamente.
Não existe nada mais complicado do que deixar o tabagismo, consentem estudiosos. Ninguém fuma porque é benéfico ou porque adora a sensação dos gases nocivos quentes que se movem ao longo da garganta. Quem fuma é viciado em nicotina.
Os especialistas explicam que no momento em que você vê o que acontece com os indivíduos que encontram-se nos estágios da remoção do cigarro, compreende que esta é uma aflição muito considerável. Há fumantes que estão propensos a comprometer a vida para continuar com o cigarro.

Medidas alternativas para largar o cigarro

Por outra forma, as abordagens convencionais para largar o vício possuem um número crescente de discípulos – e eles transformaram determinados viciados em ex-fumantes definitivos. Um dos principais proveitos da maioria desses procedimentos não tradicionais é a habilidade de convencer as pessoas a mudar. Os seres humanos percebem que eles têm controle acerca do seu corpo que não cogitavam que possuíam. É uma prática de aprendizado que os deixam aptos para estabelecer alterações, entre elas, deixar de fumar, dizem os pesquisadores.
Entre as abordagens opcionais encontram-se a hipnose, que assegura uma consciência desenvolvida. Juntamente com o controle de peso, a suspensão do tabaquismo é o inconveniente mais famoso da hipnose. Empregando esta técnica, os seres humanos ingressam em um estado de atenção focado e concentrado e tornam-se mais propensos a sugestões que debilitam o apetite por cigarros e estimulam sua vontade de parar.
Caso contrário, quando cientistas averiguaram certos estudos com relação ao uso da hipnose para pôr um fim no desejo de fumar, eles perceberam que, enquanto os fumantes que participaram de programas de hipnose adquiriram maior êxito na recusa de cigarros do que os fumadores que não utilizaram qualquer intervenção para parar o vício, esta abordagem parecia não ter vantagens no que se refere a outros programas convencionais de parar de fumar.

Imagens guiadas para largar o fumo

alternativa-deixar-cigarro Se você pode mobilizar gravuras vívidas em sua cabeça na queda de uma cinza de cigarro, as figuras guiadas podem ser uma experiência que vale a pena fazer. Utilizando esse procedimento, os humanos entram em um estado de relaxamento e, em seguida, criam figuras mentais que ajudam a tocar sua mente inconsciente e reprogramam o sistema nervoso para resistir à vontade de tragar.
As imagens guiadas são mais úteis na capacitação das pessoas para largar o cigarro, dizem profissionais. Elas podem ajudá-los a se organizar por dentro, eliminando conflitos internos e obstáculos que podem impossibilitar o trajeto para desistir de largar o cigarro.
Muitas pessoas são atraídas para o cigarro pelas figuras que os induziram de que são capazes de sentir-se melhores se fumarem. As figuras guiadas utilizam a própria mente das pessoas e as ajudam a criar outras figuras que podem contrariar o suposto apelo do cigarro, expondo que é um veneno tóxico o que está sendo inspirado. A chave é quebrar o costume, quebrar o vício e reconhecer que você não tem necessidade de um cigarro com o objetivo de se sentir bem, informam estudiosos.

Parou de fumar? Terapia chinesa com picada de agulhas ameniza a abstinência

A acupuntura, técnica da China antiga, tem sido empregada por milhões de anos para diversos tipos de enfermidades – e, hoje em dia, para determinadas pessoas que têm o interesse de vencer o vício pelo cigarro para sempre. Em uma análise, os membros que haviam fumado por um tempo médio de 23 anos fizeram tratamentos de acupuntura com agulhas postas em partes que presumiam induzir os órgãos relacionados ao tabagismo (tais como pulmões, as vias aéreas e a cavidade bucal). Durante um período de cinco anos, estes membros fumaram menos e tiveram uma minimização do desejo de fumar, comparando-se com um outro grupo que estava sendo observado.
Especialistas esclarecem que, em um cenário clínico, é provável achar muitas pessoas que dizem ter parado de fumar, utilizando a acupuntura. Entretanto, em conjunto, os estudos clínicos disponíveis não ofereceram provas concretas das vantagens da acupuntura, com grande parte da pesquisa levantando as dúvidas sobre a capacidade da medicina alternativa de ajudar a largar o hábito de fumar.
Profissionais que têm praticado a acupuntura para alívio da dor dentre outros problemas de saúde há mais de trinta anos, constataram que a acupuntura pode ser vantajosa no gerenciamento dos sintomas fisiológicos da abstinência da nicotina, provavelmente propiciando a liberação de substâncias químicas cerebrais chamadas de endorfinas. A acupuntura é capaz de organizar os ajustes de nicotina, os nervos, as ânsias, o nervosismo e a agitação de que as pessoas normalmente se queixam no momento em que elas largam o cigarro.