Exercicios de yoga

Um estudo recente indica que aqueles indivíduos que fazem Yoga há muitos anos têm a possibilidade de ter um melhor aprimoramento intelectivo na velhice em relação às demais. Dependendo do trabalho, o exercício dessa tarefa a longo prazo seria capaz de modificar a estrutura do cérebro a ponto de proteger contra o declínio intelectivo e a diminuição de memória em pessoas idosas, especialmente entre as praticantes de Yoga do sexo feminino, definidas como yoginis.

Os cientistas verificaram que as yoginis mais velhas têm maior consistência do córtex pré-frontal esquerdino, nas áreas do cérebro associadas a funções cerebrais como concentração e memória.

Exercicios de yoga Prevenções Saúde  yoga   A estrutura e a forma do cérebro modificam à proporção que vamos chegando na terceira idade, o que certas vezes leva ao declínio cognitivo, abrangendo memória e atenção prejudicadas. Uma destas mudanças cerebrais é largamente atribuída ao córtex cerebral, que acaba por se tornar afinado, o que os especialistas mostraram que está vinculado com o enfraquecimento mental. Estudiosos envolvidos no estudo explicaram que, precisamente como nossa musculatura, o cérebro se desenvolve através do treino. Como qualquer atividade contemplativa, a Yoga possui um componente cognitivo em que a atenção e a concentração são consideráveis.

Os estudiosos almejavam avaliar se os praticantes de Yoga a longo prazo tinham diferenças em se tratando de estrutura cerebral em comparação com pessoas mais velhas saudáveis que em nenhuma circunstância exerceram a Yoga. Para o apontamento, eles juntaram um pequeno time de yoginis que havia realizado Yoga ao menos duas vezes por semana ao longo de um mínimo de 8 anos, embora o time houvesse uma média de mais ou menos quinze anos de prática.

Eles, assim, equipararam as yoginis com outro grupo de mulheres sadias que nunca praticaram Yoga ou práticas de concentração ou reflexão, todavia revelaram os mesmos níveis de prática física, alusivas à mesma idade (cerca de sessenta anos).

O staff vasculhou os cérebros dos membros usando ressonância magnética para olhar se havia alguma distinção nas estruturas. Os estudiosos acharam maior espessura no córtex pré-frontal esquerdino nos yoginis, nas regiões do cérebro ligadas a atribuições mentais como atenção e memória.

Enfraquecimento de memória na velhice é frequente, enquanto a atividade física e as práticas contemplativas conseguem ajudar a melhorá-la, tal como frutas com antioxidantes, frutas coloridas, vegetais de folhas verdes e sementes integrais, que protegem seu cérebro de radicais livres perniciosos, conseguem ajudar significativamente na conservação da memória.

Aqui encontram-se alguns nutrientes que podem fazer maravilhas pela sua cognição e pelo seu desenvolvimento intelectivo como um todo.

Vitamina C e B: A vitamina C, observada nas frutas cítricas, está ligada à rapidez cerebral, na mesma proporção que a Vitamina B auxilia contra o encolhimento cerebral e o comprometimento cognitivo associado à idade. Identificada em peixes, vegetais de folhas verdes, cogumelos, amendoim, sementes de gergelim e ovos.

Nozes e Sementes: um grupo de sementes e nozes são capazes de ajudar a aprimorar consideravelmente o seu poder de memória. As sementes de abóbora são repletas de zinco que desempenham uma função essencial na reabilitação da sua memória. As nozes são uma excelente fonte de Ômega-3 além de outros nutrientes fundamentais para o perfeito funcionamento cerebral e competências cognitivas. As sementes de girassol são boas fontes de vitamina.

Exercicios de yoga Prevenções Saúde  yoga   Legumes verdes: brócolis, couve, espinafre – qualquer um dos vegetais verdes estão cobertos de ferro, vitamina E, K e B9 (folato) e fitonutrientes como a vitamina C, que são muitíssimo fundamentais para o melhoramento de partículas do cérebro. A vitamina K é conhecida por ser benéfica no aperfeiçoamento cognitivo e no aumento do estado de alerta mental.

Abacates: Enriquecidos com Vitamina E, os abacates estão carregados com antioxidantes que ajudam a conservar o cérebro saudável e alerta. Os abacates também estão associados com a diminuição do risco de enfermidade de Alzheimer.

Tomates: os tomates são uma espetacular fonte de licopeno que atua contra a degeneração de células do cérebro e auxilia na conservação e produção de novas células cerebrais.

Grãos inteiros: os grãos inteiros são considerados o poder da energia e auxiliam você a se concentrar adequadamente. Ao ingerir grãos inteiros ricos em fibras, a energia é liberada no corpo sob a forma de açúcar que auxilia o cérebro a funcionar corretamente, nos mantendo alertas.

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