Menu

Saiba mais sobre Akita Inu

09/10/2017 - Animais
Saiba mais sobre Akita Inu

saiba mais sobre akita inu

Tal como o sumô e as gueixas, a raça Akita Inu é tida como uma parte relevante do patrimônio nacional do Japão. Ele, portanto, é bastante popular no Japão, sendo, ainda, tratado como um peculiar amuleto da sorte.

A nomenclatura da raça Akita Inu possui dois significados: “Inu” é derivada da palavra “cão”, no idioma nipônico; e “Akita” é originado de uma localidade localizada em Honshu. Determinados historiógrafos apontam o surgimento da raça para por volta de quatro mil anos atrás, apesar disso, os primeiros animais considerados da raça foram relacionados depois do século XV. O Akita, inicialmente, foi adestrado durante muitos anos como um cachorro de defesa e ataque, pois essa raça era classificada como de grande estatura.Os soldados norte-americanos, durante a Segunda Guerra, obtiveram filhotes desta espécie, após um homem reproduzir uma fêmea da espécie “Akita” com um cachorro da raça “Pastor Alemão”. Depois deste feito, deu início à espécie “Akita Americano”, a qual se ficou famosa de forma rápida, portanto sendo vendida em diversos locais do mundo. Ambas as espécies, “Akita Americano” e “Akita Inu”, ainda coexistem entre si.

Peso e tamanho do Akita Inu

Os lobos e as espécies “Akitas” têm diversas similaridades. As cadelas da espécie “Akita” possuem cerca de 57 até 63 centímetros, enquanto os cães têm por volta de 65 até 70 centímetros. O peso da raça varia de 33 a 50 quilos. Há duas formas de como o pelo do cachoro Akita Inu se mostra: a pelagem superior é dura e retilínea e a pelagem de baixo é aveludada e espessa.O crânio do Akita Inu é grande e achatado, a testa larga e o chanfro é bem definida. O focinho é de comprimento moderado e afunila levemente. Os olhos da espécie são bastante afastados e são constituídos em um ângulo obtuso, seus olhos são castanhos, ligeiramente pequeninos iguais aos Spitz. Relativamente direcionadas para a frente e bem aprumadas, as orelhas são grossas, com uma forma triangular e com as suas extremidades bem circulares.O seu peitoral é amplo e bem profundo, possuindo um pescoço bem musculoso, inclusive sem papada. Além disto, o seu dorso é robusto e firme, e suas costelas são levemente curvadas. As partes traseiras são bem ampliadas. Suas patas são fortes e redondas e sua cauda de inserção alta é grande, forte, espessa e enrolada acima do dorso.

Pelos e Cores do Akita Inu

Trata-se de um cão de pelo duro e subpelo oleoso, impecável para caça na água, pois seu pelo é praticamente impermeável, o que o conserva muito bem aquecido, mesmo em temperaturas muito geladas. O seu subpelo é denso, bem oleoso e muito sedoso, já a sua pelagem superior é firme, retilínea e bem alisada. A cernelha e a garupa são cobertas com um pelo ligeiramente mais comprido e na cauda o pelo é mais alongado do que o restante do corpo.
O cão Akita se apresenta nas cores vermelho-fulvo, sésamo (vermelho com pontas pretas), tigrado e branco.
Todas as colorações devem apresentar ainda o Urajiro, que é a pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, bochechas, abaixo do queixo, pescoço e ventre, no lado inferior da cauda e parte interna dos membros.
A sua pelagem é mudada duas vezes anualmente. O processo de substituição da pelagem é muito intenso, podendo ser concluída depois de mais de 30 dias. Eles se lambem usualmente, precisamente como os gatos, devido a isso eles mantém-se higienizados por muito tempo. Dessa maneira, o conveniente é que se banhem com a menor assiduidade possível, com a finalidade de evitar a redução da oleosidade natural da pele. Contudo, habitualmente tem o dever de ser feita a escovação em sua pelagem.

Caráter do Akita Inu

O Akita Inu é um cão fiel, calmo, de temperamento fundamentalmente dócil e gentil. É considerado um cachorro territorial, audacioso, valente, costuma guardar tanto a família quanto a propriedade.
Apesar do comportamento dócil e calmo, o Akita Inu é indicado para donos com mais pulso firme, pois esta raça necessita obter confiança de seu proprietário, para que esse possa disciplinar este cachorro com muita serenidade e disciplina, porém, sobretudo, são obedientes e inteligentes.O cachorro Akita não tem o hábito de ser austero com pessoas que ele não convive, no entanto tende a se revelar indiferente às indivíduos estranhos à sua rotina. Alguns cachorros da espécie Akita Inu podem não se socializar com os demais cachorros, principalmente os de mesmo sexo, devido a sua característica forte e frequentemente dominadora. Para que o cão Akita Inu possua uma melhor convivência com outros cães, o melhor é que sua convivência comece o mais cedo possível. O aconselhável a fim de que o cachorro Akita Inu não fique agressivo e demasiadamente possessivo é que ele seja treinado desde pequeno, assim o Akita poderá se tornar mais sociável.

Vantagens de ter um Akita Inu

Caso conviva, principalmente, desde pequeno, o Akita Inu pode ser uma excelente companhia para as crianças. Eles podem ser um pouco distantes com novas pessoas (ou crianças muito barulhentas), entretanto logo se ajustam às novas situações. Apesar de serem muito vocativos, os exemplares da espécie Akita não são muito de ladrar.Os cachorros Akita são muito protetores, seja de sua propriedade ou das pessoas a sua volta, o que faz deles maravilhosos cachorros protetores, além do mais, eles se destacam por sua esperteza e sensibilidade. Ocupando a posição de nº 54 na lista que ranqueia os cães mais inteligentes do planeta, o Akita pode ser facilmente adestrado sendo que, assim como a maior parte das raças caninas, pode aprender com mais agilidade e intensidade no momento em que os ensinamentos são fundados ainda na fase de filhote.

saiba mais sobre akita inu

Problemas do Akita Inu

Em decorrência do tamanho do cão Akita, problemas como displasia nos quadris ou nos cotovelos podem afetar o cachorro, que tem uma esperança de vida que gira em torno de 12 anos. Outro problema frequente nos cães Akita Inu está associado a seus olhos. Eles podem sofrer de “Atrofia da Retina”, levando à cegueira; e, ainda, suas pálpebras se viram para o interior e machucam suas córneas, esse problema é chamado “Entrópio”.A epilepsia também é uma complicação que pode aparecer ao longo da vida do cachorro dessa raça específica e, em decorrência dos vários problemas que são capazes de se apresentar na saúde do Akita Inu, é relevante que os donos de um exemplar da espécie como animal de estimação os levem para consultas periódicas com veterinários com o intuito de assegurar o bem-estar do animal e prevenir ou identificar precocemente uma série de doenças.A fim de que os Akitas Inus possam coabitar de maneira harmoniosa com os demais espécimes, é necessário que eles tenham tido ligação com outros cachorros desde filhotes.

 

Como cuidar do Akita Inu

Akitas podem viver em casas com muito espaço ou apartamentos, entretanto a atividade física diária, como caminhadas, é fundamental para o bom progresso da saúde do seu cachorro. O cão Akita Inu precisa passear todos os dias, principalmente se habitar em prédios ou pequenas casas onde não existe bastante espaço para ele. Já quem mora em casa ou tem grandes espaços e quintais cercados deve deixar os cães soltos para que possam se exercitar livremente.No que se refere a cuidados com a saúde, é muito importante recordar que a pelagem dos Akitas deve ser escovada diariamente ou, ao menos, semanalmente, evitando os nós nos pelos e o acúmulo de impurezas que tem grande chance de causar problemas de pele como a dermatite.Para que os seus cães se desenvolvam perfeitamente, é necessário também prestar bastante atenção em sua alimentação, pois os cachorro Akita Inu têm um bom apetite, então conserve uma alimentação bem balanceada diariamente.A saúde geral do animal está intimamente associada à sua limpeza. Para que seu Akita não se infecte e adquira qualquer tipo de problema colocar bactérias, o local onde ele vai se estabelecer deve estar bem higienizado todo o dia. A boa higiene inclusive evita complicações de saúde vindouros. No caso do Akita Inu, em especial, é bastante importante nunca deixar o lugar onde ele vive úmido no momento após limpeza, no sentido de evitar que ele deite e fique úmido, uma vez que isso pode gerar o desenvolvimento de fungos em sua pele ou mesmo alergias.

Filhotes do Akita Inu

Um bicho de pelúcia pode ser muito menos fofo do que um filhotinho de cão Akita Inu. Você deve exibir a seu cachorro Akita Inu que você é quem está no controle. Pela personalidade dominadora e forte do cachorro Akita, este deve ser treinado desde cedo para que ele saiba quais são os limites.Em geral, os Akita Inu são uma das raças mais fáceis de se higienizar. cão Akita Inu amam estar na companhia de seus proprietários, todavia eles sejam muito calmos em ficar sozinhos. Os Akitas são propensos em se entediar e destruir os seus objetos por toda a casa, então uma excelente maneira de evitar qualquer constrangimento é passear com eles constantemente.Ao escolher um filhote, o mais adequado é sempre olhar os pais da ninhada e ver o temperamento deles pois esta é uma característica genética. Para evitar problemas vindouros, escolha um petshop ou um canil adequado e confiável. pesquise a fama do vendedor e analise se vale a pena obter qualquer cachorro no local onde você irá adquiri-lo. Observe ainda o costume dos filhotes na ninhada. Determinados são mais dominantes e irão precisar de uma educação mais estabilizado, outros mais submissos, entre outras variantes que influenciarão na personalidade do cão quando adulto.

Curiosidades sobre o Akita Inu

Esse cãozinho foi utilizado, durante bastante tempo, como caçador de ursos e cervos. Ele se desenvolveu nas regiões noro-orientais.O cão Hachiko, conhecido por ter esperado muitos anos por seu proprietário em uma estação de trem, ganhou um filme intitulado “Sempre Ao Seu Lado”, estrelado pelo astro “Richard Gere”. Mesmo depois do óbito de seu dono, Hachiko retornou para a estação por mais de Uma década, sempre esperando que seu dono voltasse. Isto aconteceu até o último dia de sua vida.