Menu

Boiadeiro Bernês – Saiba Tudo

11/10/2017 - Animais
Boiadeiro Bernês – Saiba Tudo

Para chegarmos ao cachorro Boiadeiro De Berna que conhecemos nos dias atuais, foram realizados vários entrelaçamentos entre divergentes espécies ao longo dos anos. A fim de manter os rebanhos e os gados seguros, os “Bernois Bouvier” foram muito solicitados pelos agricultores suíços. Os Boiadeiros de Berna foram bem usados pra tracionar carroças carregadas com leite, uma vez que a excelente reputação do queijo suíço tornava o leite muito comercializado entre os agricultores.
O Boiadeiro Bernese também pertence aos “Sennenhund”, quer dizer, aqueles cachorros das montanhas, entretanto exclusivamente ele possui uma pelagem extensa e sedosa. A procedência da espécie é simplesmente teórica. Certos estudiosos acreditam que sua biografia está na fase da invasão romana em território Suiço, quando os Mastiffs cruzaram com os cachorros defensores de gado nativos.
O cruzamento produziu um cão robusto preparado para suportar o clima dos Alpes e desempenhar-se como cão de tração, guardião de gado, e cão pastor. Embora a utilidade destes pets, pequeno número de iniciativas foram realizadas pra propagar a espécie. No fim do século XIX, a raça estava em risco de extinção.
Nesse período, o professor Albert Heim iniciou uma pesquisa acerca dos cães da Suiça que chegou a identificação do Pet Boiadeiro Bernês (Bernese Mountain Dog) como um dos exemplares. Estes cães foram achados exclusivamente nos vales dos baixos Alpes Suiços. Posteriormente aos empenhos de Albert Heim, começou, deste modo, a disseminá-los em todo o continente europeu. Os melhores espécimes foram encontrados na região de Durrbach, proporcionando a espécie o nome de Durrbachler. Com o crescimento da espécie, o nome foi mudado pra Boiadeiro Bernese. O precedente deles entrou na América em 1926; a comprovação formal do AKC aconteceu no ano de 1937.

Características físicas do Boiadeiro Bernês
O Boiadeiro Bernês é um cachorro de três cores, de avantajado porte e com uma disposição muito amigável. Ele é inteligente, vigoroso, e possui agilidade instintiva para efetuar as tarefas de defesa e pastoreio pra as quais fora primariamente originado e utilizado no território suiço.
Ele é bem vigoroso, muito avantajado e possui excelente proporcionalidade. Seus membros são estreitos e ele possui orelhas medianas, triangulares e que caem ao longo dos lados do crânio. Sua cauda é densa e pende no tronco. O pelo é fino, sedoso, extenso e preto com vermelho e manchas castanhas na parte lateral do focinho, olhos, patas e peito. O Cão Boiadeiro de Berna possui manchas esbranquiçadas na cabeça, pescoço, torso, patas e extremidade do rabo.

Ele inclusive é bem companheiro. Se o seu dono está em casa, ele irá fazer o possível para se reunir próximo dele, expondo todo o seu coleguismo. Não existe maior satisfação para o Boiadeiro do que estar próximo daquele que adora. Caso você não possua lugar ou tempo disponível com o objetivo de oferecer atenção, então nunca adquira este cachorro. Eles foram feitos para estar sempre com seus donos.

Pelagem do Boiadeiro Bernês
O pelo do Boiadeiro de Berna é encantador: um pelo duplo, grosso, com a parte de fora comprida e uma camada inferior muito peluda. Caracteristicamente tricolor, a maior parte de seu corpo tem as cores pretas, enferrujadas e um branco brilhante. Habitualmente, há uma marca clara no peito o qual se parece com uma cruz invertida, uma mancha clara entre os olhos e na extremidade da cauda.
Com uma cor escura muito intensa, que predomina pela totalidade de sua constituição física, tem algumas linhas castanhas na sua face, em cima de seu olho, em suas patas e no dorso. As patas inclusive podem ter pelo branco desde que não passe o início das pernas.
O pelo dessa raça é fino e longo e a fim de que seja sempre saudável, deve ser escovado com pouca frequência. Todo ano o Boiadeiro Bernese sofre perda de pelo de maneira moderada na primavera e outono. O Boiadeiro de Berna detém uma pelagem que cai muito, devido a isso a precisão de constantemente escovar regularmente a pelagem dele, a fim de que você possa moderar a abundância de pelos soltos por toda sua residência. Para conservar uma excelente higiene, dê um banho nele a cada trimestre.
Temperamento do Boiadeiro Bernês
O Boiadeiro Bernese é um cachorro carinhoso, inteligente e vigilante. Agregue inclusive tolerância, gentileza e brandura. Jamais esqueça de convidar o seu Cão Boiadeiro Bernês para passar um tempo com sua família, dado que isso é o mais importante para ele. Entretanto não se esqueça de educar a ele como se comportar em casa e com outras pessoas, dado que um adestramento é primordial pra esta raça. Ele pode crescer bastante, mas sempre continuará sendo um “molecão”. Essa espécie demora para amadurecer.
Mesmo sem ser hostil, ele fará qualquer coisa para resguardar você e sua família. Acostume-o desde sempre a relacionar-se com pessoas estranhas e, preferencialmente, em locais com diversas pessoas conjuntamente, já que ele é bastante acanhado na ocasião em que não surge algo novo pra ele.
Como todos os cachorros, o Cão Boiadeiro de Berna carece de socialização antecipada, em virtude disso, essa exposição a muitas pessoas, visões, ruídos e experiências diferentes ainda na ocasião em que jovem contribui a garantir que seu cãozinho cresça e se torne um cachorro estabilizado.
O comportamento do Pet Boiadeiro Bernês é afetado por uma coleção de motivos, incluindo hereditariedade, treinamento e socialização. Depois de habituados, eles irão desejar criar amizades com outras pessoas, além de serem geralmente divertidos e terem muita curiosidade.
Vantagens de ter um Boiadeiro Bernês
O Pet Boiadeiro Bernese também é um ótimo cão de guarda, que irá alertar todos da casa ao menor sinal de aproximação de um estranho ou intruso. Pode ficar tranquilo: este cão é muito apropriado para se ter no lar, ele é ótimo com crianças, jovens e adultos.

Os instintos pra pastagem e guarda deste cachorro instigam todas as coisas que ele faz. As crianças amam divertir-se com o Pet Boiadeiro Bernês, tanto por seu tamanho quanto por sua condição recreativa.

Ele é um cachorro ansioso, pois está a todo o momento procurando alguma coisa pra fazer, como um desafio, por exemplo. O Boiadeiro vai querer a todo o momento satisfazê-lo, consequentemente ele vai fazer de tudo com o objetivo de se adaptar em várias tarefas que você conceder pra ele fazer.

Problemas comuns ao Boiadeiro Bernês

Se o Pet Boiadeiro De Berna for abandonado ou constantemente largado sozinho, pode ficar deprimido e inquieto. O mesmo ocorre na ocasião em que não é atribuída uma tarefa específica para que faça. Apenas um pormazinho não é o bastante. Mais uma coisa: ande com ele, pelo menos, uma hora ao dia, afim de deixá-lo bem mental e fisicamente.

Nos dias de hoje os Boiadeiros de Berna enfrentam certos problemas referentes a saúde deles. A raça tem um pequeno agrupamento de genes que ocasionou em inúmeros problemas de saúde associados à endogamia (consanguinidade). Diversos espécimes estão sendo gerados sem nenhum tipo de padrão, o que está ocasionando esses problemas. Isso tem criado um efeito danoso a respeito do Cachorro Boiadeiro Bernês como um todo. Para se comprar um Boiadeiro, veja um apropriado local onde comprá-lo, sua proveniência deve ser bastante observada para que não tenha algum tipo de problema com seu cão.

Como Cuidar de um Boiadeiro Bernês
Se você mora em um apartamento ou em um condomínio, jamais pense em obter um Pet Boiadeiro De Berna. Pra o seu cão aproveitar melhor o espaço, um lar enorme com um amplo ambiente é o melhor. Por ser um cachorro trabalhador, ele tem muita energia. Diariamente ele deve gastar bastante energia para poder se preservar balanceado e com muita felicidade.
Cuide da saúde da boca do seu Boiadeiro de duas a três vez semanais, com finalidade de retirar germes de sua boca. A escovação diária é também mais acertada se você quiser evitar a enfermidade das gengivas e o mau hálito.
Corte as unhas uma vez por mês se o seu cachorro não as gastar naturalmente. As unhas certamente estão gigantes, caso você possa ouvi-las no momento em que ele se encontra caminhando. Ocorrerá uma pequena hemorragia se você aparar no local errado, então possuirá sérios problemas.
Os ouvidos do Boiadeiro Bernese devem ser verificados toda semana por vermelhidão ou odor ruim, o que consegue sinalizar infeção. Veja com um veterinário acerca de qual produto utilizar para limpar as orelhas do seu cachorro, então, posteriormente, limpe-as com um pouco de algodão úmido. Todavia, recorde-se: só limpe a parte de fora, não coloque nada no interior do canal auditivo.
Confira frequentemente se há lesões, erupções da pele ou vestígios de infecção, tal como vermelhão, sensibilidade ou inflamação na pele, no nariz, boca e olhos e nos membros do seu cachorro.
Fillhote do Boiadeiro Bernês
O filhote do Pet Boiadeiro Bernese exige supervisão e interação frequente com os donos para que possa efetivamente coabitar no ambiente familiar. Por causa disso, o proprietário deve indicar desde novo limites claros para o Boiadeiro. Diferente de outras espécies de animais, devido a um processo de maturação tardio, o método de treinamento do Boiadeiro consome um período mais extenso.
Comece a habituar seu Cão Boiadeiro Bernês a ser escovado e examinado desde novo. Manipule os membros do animal com frequência e olhe na parte de dentro de sua boca. Para ensiná-lo a se comportar na ocasião em que for preciso ir a alguma consulta, comece a conceder para ele algum modelo de gratificação e jamais se esquecendo do elogio quando ele se comportar de forma adequada. Como as escovações vão fazer parte de seu dia a dia, o filhote deve ser acostumado a rotina e higiene e manutenção desde novo.
Antes dos dois anos de idade, nunca deixe seu Boiadeiro fazer excessivo esforço corporal, como: puxar muito peso, saltar de locais muito altos em regiões muito duras, já que as suas juntas ainda não estão convenientemente desenvolvidas. A brincadeira comum, no terreiro, está liberada.
Curiosidades sobre o Boiadeiro Bernês
Ele é completamente adaptável em temperaturas muito frias. Todavia, com a pelagem preta e da estatura enorme, ele é propenso a sentir muito calor. Em dias extremamente quentes, não aceite que ele faça intenso esforço físico.
Se você almeja possuir um Cachorro Boiadeiro De Berna, entenda que ele necessita de um cuidado excessivo. Ele se desenvolve mais rapidamente entre os 4 e 7 meses, neste período ele está propenso a lesões e disfunções ósseos. A alimentação deve ser muito caprichada, com ótima qualidade, abundante em nutrientes, entretanto bem dosada, a fim de que ele cresça em uma forma moderada.